O engano elegante

Paris, 06.10.75, Segunda-feira.

O dia inteiro propenso à irresponsabilidade do presente. Daqui por diante tirei de minha cabeça todo o passado e insisto em ignorar o futuro. Isso quer dizer que não ligo o factual ao desempenho do conhecimento instantâneo. Passo pela Concorde e não atribuo ao seu histórico os dias de Terror, muito menos não recorro à Davi a qualquer imagem que seu lápis desenha bem na Tivoli.

Trata-se, pois, de experiência existencial e, em conseqüência, admito para argumentar o confronto da cidade bela com Roma desordenada e anárquica. No primeiro caso, é preciso levar em conta que Paris carrega em si o egoísmo da fama, desmentindo, assim, a frivolidade do parisiense a fim de esconder o fetichismo de que vale alguma coisa.

Efetuamos a excessão da francesa, só atenta ao vestuário sofisticado e a beleza discutível que obtém do maquilador. Final de conta batiza a sua fascinação por meio artificial e haja enganados de todo o planeta ao pisar em ruas elegantes.

Mais chegada a nós, latinos desencantados, a nova Roma está plena do passado que em si é magnífica e então perdoamos a displiscência de seus habitantes no cuidar da preservação de seus monumentos.

Paris só pensou em engrandecer sua revolução de 1789 aquando cometeu os horrores dos intelectuais fascínoras com o perfil sinistro de Robespierre. Tudo valeu, então, para dar à França o cartão postal que até hoje serve para extremistas e bandidos comuns, quando estes passaram por qualquer escola primária ou secundária da vida.

Mas eu, em meu giro, deixei de lado todo o desencanto com o povo francês a fim de dar algum valor à beleza histórica de suas ruas sujas e de seus prédios sem qualquer estilo e puramente padronizados. Porém é um prazer um dia todo livre de visitar as suas igrejas meramente copiadas daquelas que se admiram nas cidades meridionais da Itália.

Anúncios
Published in: on dezembro 19, 2009 at 2:55 pm  Deixe um comentário  
Tags: , , ,

The URI to TrackBack this entry is: https://pmercadante.wordpress.com/2009/12/19/o-engano-elegante/trackback/

RSS feed for comments on this post.

Deixe um comentário

Faça o login usando um destes métodos para comentar:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: