O Louvre

Paris – 08.12.72 – Sexta feira

          Almoço com Michael no Mont Blanc, atravessando as Tulleries. Eu ligara antes para o Embaixador Alcazar em Copenhagen, aceitando o seu convite para hospedar-me na Embaixada.

          Passara a tarde no Louvre com Magdo, irmão da Ordem, e salão por salão giramos pelo setor da pintura. Após a guerra dera-se lá certa mudança que se notava.No amplo salão da pintura italiana do século XVI. ponho-me, pela primeira vez, diante do retrato de Mona Lisa, com o espaço praticamente vazio. Vem-me à lembrança que aos treze anos, por volta de 1936, encontrara na biblioteca de meu pai o pequeno volume de Paul Vitry, edição de 1923. Le Musée du Louvre, em ilustrações do que havia de mais notável. La Joconde, de Leonardo, o Retrato de Helena Fourment, de Rubens, L’Impératrice Josephine, de Prud’hon, La Dentellière, de Vermeer de Delft.

          Entre todas então preferi Hèlene Fourment que hoje, estou quase certo, parecida s à minha mãe. Ou talvez o pormenor de ter duas crianças bem próximas a si própria, o que era então o seu caso.

          Contei a Magdo a circunstância de ter estado no Louvre pela primeira vez naquela escolha tão próxima à minha infância. Não a localizando nos salões do Renascimento, tentei em vão informar-me de que se achava em reparação. Não sabiam.

          Por que a perplexidade com relação à Mona Lisa?, perguntou-me Magdo. Sempre desconheci, foi minha resposta a quem se considerava um dos melhores psiquiatras da Itália. Em meu Diário deixei escrito: o próprio pintor não considerava o retrato concluído e o trouxe do exílio para cá. È quase certo, então, que o modelo ficara. Porém o sorriso jamais se perdeu. Permanece em outras telas, santificado na Virgem com o Menino Jesus e Sant’Ana.

Published in: on junho 21, 2008 at 3:35 pm  Deixe um comentário  

The URI to TrackBack this entry is: https://pmercadante.wordpress.com/2008/06/21/o-louvre/trackback/

RSS feed for comments on this post.

Deixe um comentário

