O Parentesco Meridional

XXXVII

     Suponho que da Espanha para Campania em 1492 tenha chegado quase inteiro o ramo da família em razão de traços físicos ainda identificados. Nas Igrejas de Torraca e Sapri a permanência dos Mercadantes até fins do século XIX sustenta-se, posto que se reduziram gradativamente.

     Os patriarcas do século XIX vieram para o Brasil em 1870, separando-se Nicola, sua esposa Maria Giordano e os fihos Pietro, Sabatino e Filomena do sobrinho-neto, Giuseppe, filho de Pietro, que chegara ao Brasi nos anos finais de 1850, indo residir em Sapucaia. E.R, limites de Minas Gerais.

     Poucos anos depois Nicola esteve na Itália e trouxe consigo o pai Biase, a própria mãe Raphaela, ele nascido em 1810 também em Torraca. De modo que o pai, que chegara, também se incluía no grupo de prestigiados por toda a família.

     Biase era irmão mais moço de Anibale Mercadante, falecido no decênio de vinte do Novecentos, deixando o filho Pietro, seu sobrinho, por conseguinte, aquele que por ele seria conduzido à procura do pai.

     Por ironia do destino, Pietro havia falecido na epidemia de setenta que grassou pelo Rio provocando milhares de mortes.

     De forma que o ramo paulista da família apresenta o seu tronco comum nos finais do século XVIII ou primórdios do século XIX.

       A tradição oral conservou-se tanto com Nicola quanto com Giuseppe, filho de Pietro, porém o incêndio da Igreja de Torraca durante o ataque de tropas francesas atingiu parte dos Livros de Registros de casamentos e nascimentos.

     Com relação ao segundo matrimônio de Pietro em Sapucaia, perdeu-se um elo entre os finais do decênio de cinquenta, após a morte de sua primeira esposa, Domenica Cesarino, e os anos setenta, após seu falecimento no Rio de Janeiro. Todavia, acredito que seja Pietro, avô de Gaspar Mercadante, nascido em 1911 e falecido em 1972, antepassado da excelente poetisa e pintora Sylvia Mercadante Alves da Cunha.

 

Anúncios
Published in: on maio 17, 2008 at 3:46 pm  Deixe um comentário  

The URI to TrackBack this entry is: https://pmercadante.wordpress.com/2008/05/17/o-parentesco-meridional/trackback/

RSS feed for comments on this post.

Deixe um comentário

Faça o login usando um destes métodos para comentar:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: