Ruigi e Arquipresbítero Giuseppe Mercadante

XXXI

Ruigi Mercadante

     Sem dúvida, a última expressão de toda região meridional, bem como da própria Sicília, que se projetara como humanista. Poliglota notável, de base clássica, dominava a ciência da época, fora mestre das Universidades de Torraca e Salerno, e por razões de sua vasta cultura, tornara-se amigo de Dostoiewski, quando na península estivera em exílio.

     Em romance do escritor russo é posto Ruigi pelo autor ao mesmo nível de Nicolau Maquiavel no saber e na inteligência. O doutor não deixara jamais de visitar com frequência a sua cidade natal e assistia estarrecido a toda guerra civil, lamentando o porquê de não se promover pacificamente a unidade.

     Em razão de sua produção intelectual ter sido nas Universidades produzidas para atividades docentes, propagara-se vivamente no meio acadêmico que frequentava.

   
Arquipresbítero Giuseppe Mercadante

     Irmão de Ruigi, o sacerdote consagrou-se na comuna por suas obras caridosas e amor extremado à população local. Pertencia ao ramo familiar vindo de Hanibal, pai dos Biases e por consequência dos primos Pietro e Nicola, os membros iniciais da família que chegariam ao Brasil; o primeiro na segunda metade do século XIX, dirigindo-se para Sapucaia e o segundo, em 1870, com destino a Jacareí, SP.

     Seu trabalho piedoso é registrado na obra do Sac. Dott. Rocco Gaetani – La Fede degli avi nostri – Riccordi Storici della Chiesa di Torraca, relato clássico da comuna publicado em Roma há um século.

     O ramo de Hanibal tem as suas raizes exibidas em 1671, quando de Missa celebrada em Sapri.

Anúncios
Published in: on maio 3, 2008 at 4:40 pm  Deixe um comentário  

The URI to TrackBack this entry is: https://pmercadante.wordpress.com/2008/05/03/ruigi-e-arquipresbitero-giuseppe-mercadante/trackback/

RSS feed for comments on this post.

Deixe um comentário

Faça o login usando um destes métodos para comentar:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: